SAGRES ON LINE

...Guia Turístico de Sagres

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

HISTORIA

MENIRES DO CONSELHO DE VILA DO BISPO

São monólitos talhados em calcário branco, cuja monumentalidade evoca as forças vitais e o ciclo da renovação que ordena o espaço em termos físicos e mentais, directamente ligados ao sagrado e à observação dos astros.

No concelho de Vila do Bispo têm sido encontrados numerosos menires, alguns deles decorados em relevo, que alguns autores associam aos rituais descritos por Estrabão, que refere a existência de « pedras organizadas em grupos de três ou quatro, as quais, segundo um antigo costume, são viradas ao contrário pelos que visitam o local e depois de oferecida uma libação são recolocadas na sua posição anterior ».

As primeiras referências aos menires da Vila do Bispo foram feitas por Estacio da Veiga na obra (antiguidades munumentaes do Algarve), comentava o autor " destas pedras munumentaes consta que existem muitas in situ em todo o reino mas ainda ninguem tratou de inventarialas e descreve-las ".
Finalmente que a autarquia decidiu, que era tempo destas raizes serem postas ao cimo. Sendo a nossa região uma grande uma encruzilhada de mistérios históricos, aonde se misturavam ritos pagãos como os do catolocismo e munsulmano, e um reino dos interesses de uma expansão que estava á vista, não se poderia deixar ficar mais tempo sem se fazer um estudo mais profundo dos vestigios destas nossas raizes, deconhecidas pela maioria da nossa população, e mostra-las.
Já que se encontram mais de 40 menires catologados e possivelmente ainda há mais, assim trona-se mais facil encontra-los.
Se quiser aventurar-se no Monte dos Amante e ir visitar os menires, basta seguir o mapa abaixo que não vai ser dificil encontrar os velhos antros dos rituáis pagãos, datados de mais de 5000 anos antes de Cristo. Apesar de um pouco danificados pelos anos e por acção das proprias religiões da época, para o afastamento dos rituáis pagãos, e do desconhecimento das populações que pretederiam usa-los.

Recomenda-se assim, que se conserve, e caso por sorte, venha a descobrir novos vestigios que sejam informadas as autoridades, para a sua consequente classificação.

No local já se encontam disponiveis algumas brochuras alusivas a esta zona, para se localizar facilmente os menires. E já se começaram também com alguns arruamentes que esperamos não se demorar muito a sua conclusão. O passeio é feito na totalidade a pé tem uma distância de 1200 metros.

 
     
 
Informação Turística

Publicidade

MarettaShop
Maretta Surf shop

-Aulas de Surf

-Passeios de Paddle

-Artigos de praia

-Aluguer de material de surf e bodyboard

-Aluguer de bicicletas e scooters

Decorsagres
Decorsagres! Confie-nos as sua publiciade e apareça no Guia Turístico de Sagres.
Novalmada
Novalmada! Jornais, Revistas, Brindes e Jogos Santa Casa. A sua tabacaria no Pragal-Almada.

Autenticar


Em linha

Temos 62 visitantes em linha

Siga-nos

Facebook
Booking.com
Surf Forecast