SAGRES ON LINE

...Guia Turístico de Sagres

  • Aumentar o tamanho da fonte
  • Tamanho padrão da fonte
  • Diminuir tamanho da fonte

 COMERCIO ZONE

HISTORIA

Lenda da Escola Navegação de Sagres

Lenda da Escola de Navegação de SagresA Escola de Sagres constitui um dos grandes mitos da história portuguesa, resultante de deficientes interpretações de crónicas antigas.
Com base no pressuposto de que o infante D. Henrique convidou um cartógrafo catalão para se colocar ao seu serviço, muitos consideraram (logo a partir do século XVI, com Damião de Góis), que teria havido uma Escola Náutica em Sagres, fundada pelo Infante D. Henrique, por volta de 1417, no Algarve.
A escola, centro da arte náutica, teria assim formado grandes descobridores, como Vasco da Gama e Cristóvão Colombo. Após o seu regresso de Ceuta, o Infante D.
Henrique fixou-se em Sagres, na Vila do Infante, rodeando-se de mestres nas artes e ciências ligadas à navegação. .Aí cria uma Tercena Naval a que é comum chamar-se a " Escola de Sagres."
De facto, o que se criou não foi uma escola no moderno conceito da palavra, mas um local de reunião de mareantes e cientistas onde, aproveitando a ciência dos doutores e a prática de hábeis marinheiros, se desenvolveram novos métodos de navegar, desenharam cartas e adaptaram navios.
De acordo com os cronistas da época, largavam todos os anos dois ou três navios para as descobertas. O primeiro a mencionar a existência de uma escola foi o historiador inglês Samuel Purchas no século XVII, embora já antes Damião de Góis aludisse à ideia de uma Escola patrocinada pelo Infante. O mito foi depois consolidado por historiadores portugueses e ingleses, até que Luís de Albuquerque, "Dúvidas e Certezas na História dos Descobrimentos Portugueses" (Lisboa, 1990, Páginas 15 a 27), demonstrou tratar-se de um mero mito. A verdadeira Escola de Sagres, era a escola da vida dos marinheiros portugueses. Uma escola feita de saberes acumulados, que nos foram legados por povos diferentes que por cá se instalaram, dos romanos aos muçulmanos, a partir dos quais  soubemos fazer a síntese e as adaptações que nos permitiram encabeçar a revolução técnica marítima  e comercial que foram os Descobrimentos Portugueses.

Fonte : Wikipédia- Adaptado.

 Lenda Corvos S. Vicente

 

VOLTAR AO TOPO

 
     
 
Informação Turística

Publicidade

MarettaShop
Maretta Surf shop

-Aulas de Surf

-Passeios de Paddle

-Artigos de praia

-Aluguer de material de surf e bodyboard

-Aluguer de bicicletas e scooters

Decorsagres
Decorsagres! Confie-nos as sua publiciade e apareça no Guia Turístico de Sagres.
Novalmada
Novalmada! Jornais, Revistas, Brindes e Jogos Santa Casa. A sua tabacaria no Pragal-Almada.

Autenticar


Em linha

Temos 38 visitantes em linha

Siga-nos

Facebook
Booking.com
Surf Forecast